terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Brasil de luto? Será mesmo?
Um amigo postou no face um comentário sobre o "luto" do Brasil pela tragédia que ocorreu essa semana no RS, esse foi o meu comentário: o Brasil ficou de luto? E porque o mesmo não fica de luto pelas centenas de crianças e jovens que morrem de fome e sede por causa da seca no sertão, as que morrem no meio da rua sem ter onde morar, dormindo em papelão em baixo de pontes e viadutos, com pais drogados e alcoolizados, porque o país não fica de luto pelas suas crianças e jovens que morrem todos os dias por causa das drogas ilícitas e lícitas, pois o número de jovens que morrem em acidentes de trânsito por estarem alcoolizados é enorme, a quantidade de crianças e jovens desenvolvendo câncer e outras doenças por causa do cigarro é enorme, a quantidade de crianças e jovens que vem contraindo o HIV é enorme, a quantidade de crianças e jovens envolvida com o tráfico de drogas é enorme, podem não ser mortes imediatas como a do RS, mas também são mortes, algumas vão se tornar imediatas, ou serão mortes lentas, mas o país vai ficar de luto por esses jovens e crianças? Não, não, porque nunca ficou, nem fica, nem vai ficar. E a imprensa mostrou o quer eu chamo de hipocrisia da dor, agora depois da tragédia o país inteiro vai tomar providências para que não se repita, e porque isso já não havia sido feito antes? E quanto suborno não vem rolando durante anos pra que bares e boates clandestinos e sem condições de funcionamento estejam ai colocando a vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos em risco. E mesmo assim, essas ações são todas imediatistas, estão ocorrendo agora no impacto da tragédia, mas aos poucos vão ser esquecidas e deixadas de lado, e vários locais sem condições vão continuar ou voltar a funcionar, e o país vai deixar pra lá como sempre faz, até que outra tragédia aconteça. E como a chuva, os governos sabem os locais aonde ocorrem tragédias por causa das chuvas, mas só toma providência depois das mortes. Fiquei triste, fiquei chocado e já partilhei minhas condolências pelo face, mas meu luto vai pras crianças e jovens que morrem todos os dias no nosso país por várias causas e que ninguém olhou, olha e nem vai olhar por elas, para esses sim vai o meu luto.
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Uma nova roda...
Ave Janus, senhor dos caminhos cujo mês de Janeiro o homenageia, Tu que tens o corpo no presente, mas uma de Tuas faces observa o que se foi o no passado, enquanto a outra face aguarda o que virá no futuro, Tu que tens nas mãos a chave que abre os caminhos a serem percorridos e o cajado símbolo dos viajantes. Tu que olhas passado e futuro olhai por nós em mais um ano que se inicia com vosso mês.
Ave Hécate senhora dos caminhos e das encruzilhadas, Tu cuja luz da tocha/lanterna ilumina nossos caminhos para que decidamos por onde queremos seguir, iluminai nossas decisões nessa nova roda que se inicia para que possamos acertar em nossas escolhas. Protegei nossa jornada e abençoai-nos.
Heil Uruz, ela é a runa dos portais e caminhos, ela indica início de jornada, é a runa da renovação, do que terminou para que hajam novos começos, que essa runa nos dê forças para vencer os obstáculos que possam surgir em nossa jornada, e dessa forma seguir o nosso caminho.
Ave Janus, Ave Hécate, Heil Uruz, que abençoada seja essa nova roda, cheia de realizações e prosperidade para todos.
Assim seja e assim se faça.
Assinar:
Postagens (Atom)